Novas ideias e inovações naturalmente têm origem em boas equipes, ou seja, pessoas engajadas em gerar valor para as organizações.  Pode-se ilustrar este conceito a partir das lições de trabalho em equipe da Apple, uma das organizações mais bem sucedidas e inovadoras do mundo.

Lição 1. Deve sempre existir um responsável.

Para cada projeto ou fluxo de trabalho, Steve Jobs deixa claro que deve haver uma pessoa responsável.  Quando está claro quem é responsável há menos confusão, menos política e menos frustração. Mais importante ainda, há mais simplicidade e mais ação.

Lição 2. Reunir e refletir uma vez por semana

Na Apple as equipes de projeto se reúnem pelo menos uma vez por semana para se atualizar em tudo – problemas, tecnologias, relações e soluções. Trata-se de algo óbvio, simples, eficiente e eficaz; ainda assim, totalmente negligenciado pelas organizações em nosso país

Lição 3. O trabalho em equipe começa no topo

O trabalho em equipe começa no topo e filtra-se por todas as camadas da organização – quer você goste ou não. Comunicação e relacionamento são fundamentais, ou seja, buscar ser não unicamente líder, mas membro da equipe.

Lição 4. A confiança é a chave

Quando os membros da equipe confiam uns nos outros em um nível profundo, eles não se impedem de dizer o que precisa ser dito. Desafiar uns aos outros quando os seus comportamentos são prejudiciais aos padrões da equipe. Confiar um nos outros para a entrega de valor.

Lição 5. Tenha argumentos fundamentados – prepare-se

Steve Jobs era um líder implacável que poderia ser extremamente difícil com aqueles que não tinham fundamento. Ele disse uma vez “Não é meu trabalho ser fácil para as pessoas. É meu trabalho torná-las melhores”. As soluções devem ser ótimas e não sub-ótimas – as melhores ideias sempre geram valor.

Lição 6. Deixe as pessoas falarem

Existem pessoas extremamente brilhantes e talentosas nas organizações. É preciso dar-lhes liberdade e autonomia para opinar e até mesmo influenciar decisões. Pessoas sem liberdade de opinião e sugestão tornam-se frustradas e desvinculadas de participação, de objetivos e metas organizacionais.

Lição 7. Trabalhar para um objetivo

Como todas as lições apresentadas, esta última parece óbvia – equipes devem trabalhar em direção a um objetivo. Fazer o básico excepcionalmente bem, dia após dia. A principal habilidade dos líderes organizacionais deve ser pintar uma imagem deste objetivo e trazê-lo à vida de forma que todos os colaboradores possam caminhar estrategicamente em sua direção.

Enfim, estas são lições (simples) da Apple e de Steve Jobs para as nossas organizações. Com elas começamos a desvendar o enigma do trabalho em equipe, gerando engajamento e alto desempenho.  

As equipes devem se reunir regularmente para se atualizarem e para entender como o trabalho de um afeta o do outro, e vice-versa. Dessa forma, a equipe passa a confiar uns nos outros e desafiar uns aos outros para encontrar as melhores soluções. Tem-se o melhor do engajamento, status de autoridade, autonomia e equidade que são impulsionadores da motivação, colaboração e participação.

Imagine tudo isto em associação com a Plataforma Uainov, que potencializa o alto desempenho, a geração de valor e consequentemente a inovação. Então… bom trabalho em equipe para você.

 

Equipe Uainov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *