O maior ativo de uma organização é ter colaboradores engajados, desde a realização de suas atividades no dia-a-dia até a geração de inovações, sejam elas incrementais ou disruptivas.  

Um jeito de fazer as coisas em busca da excelência, conforme preceitua a Fundação Estudar, que dissemina os valores do trio de empresários mais bem sucedidos do Brasil (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira – donos do Banco Garantia, Lojas Americanas, AB-InBev, Heinz e Burger King), é sonhar grande, ter metas ambiciosas, juntar gente boa, ter senso ético, investir em conhecimento, ter espírito de dono, trabalhar duro, buscar melhorar sempre e provocar impacto (*COHEN, 2017).

A Plataforma Uainov, de geração e gestão de ideias para a inovação, busca colaborar com as organizações exatamente neste contexto. Seus principais objetivos são: engajar colaboradores, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação, descobrir novos processos, produtos e mercados, enfim, promover e provocar a inovação.

Tudo começa com um propósito inovador seja ele associado a processos, tarefas, produtos ou serviços. Encontrá-lo requer um esforço de reflexão e autoconhecimento organizacional.

Este propósito deve se traduzir em um ou mais desafios que devem ser difundidos entre os colaboradores. Estes apresentam ideias à solução dos desafios, expõem seus benefícios e adicionam anexos de suporte às soluções propostas. Todas as pessoas da organização podem curtir e comentar as ideias, contribuindo para seu aprimoramento e aumentando a interação no contexto organizacional.

Na seqüência, ocorre a seleção e premiação (quando a organização assim optar) das melhores ideias que irão formar um portfólio de soluções a serem priorizadas pela organização. Finalmente, considerando principalmente aspectos relacionados a impactos organizacionais, facilidade e tempo de desenvolvimento e recursos econômicos, estas ideias são transformadas em inovação.

Um propósito que se traduz em desafios, passando de ideias para a sua solução, engajamento e motivação, chegando ao final na inovação. É, portanto, fundamental administrar ideias, debates, metas, pessoas e comunicação para atingir melhores resultados relacionados a mudanças, melhorias e inovação.

Ao saber exatamente quais são as lacunas a serem preenchidas – os desafios – a atenção é focada e as ideias, participação e motivação são canalizadas para os resultados. A finalidade, o objetivo, dá sentido ao caminho da inovação, esta é uma das máximas da cultura da excelência.

Enfim, é preciso engajar gente boa, ter metas ambiciosas, ser protagonista e provocar impacto. Conte com a gente para te ajudar alcançar a excelência (www.uainov.com).

*COHEN, David. Cultura da excelência. Rio de Janeiro: Primeira Pessoa, 2017.

Equipe Uainov.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *