Estratégia significa moldar o futuro. Diz respeito a o que você pode fazer agora para conseguir o que realmente almeja. Há várias técnicas e ferramentas que podem ajudar, uma delas é o Planejamento, associado a objetivos e metas e, se possível, a uma Plataforma adequada, como a Plataforma Uainov, de geração e gestão de ideias para a inovação.

Por outro lado, especialistas afirmam que o cerne real da estratégia é o estrategista. É o que ele sabe, como pensa e como consegue que gestores e colaboradores se envolvam o suficiente para atingir objetivos e metas associados à inovação. A comunicação e engajamento, por exemplo, são elementos fundamentais para um bom plano de inovação, não somente para melhorias contínuas como também inovações disruptivas.

Assim, um bom conselho é não fazer da inovação um silo, um compartimento fechado onde só a alta administração vai atuar. Para que a inovação seja bem sucedida ela deve fazer parte de uma estratégia cultural, uma abordagem de amplo impacto, envolvendo todos os colaboradores da organização – de cima para baixo e de baixo para cima.

Uma estratégia de ponta-a-ponta e uma estrutura adequada de gestão e acompanhamento. Uma estratégia cultural para a inovação, alinhada a objetivos e metas organizacionais, sendo estes últimos associados a indicadores e métricas.  Trata-se de investir em descobrir e, em seguida, transformar as melhores ideias em resultados de negócios.

Enfim, deve-se criar uma rede de inovação, com um alcance extensivo fundamentado em desafios associados aos níveis estratégico, tático (administrativo) e operacional e envolvendo todos os setores funcionais (diretoria, administração, marketing e vendas, contabilidade, produção ou chão de fabrica, logística e distribuição, entre outros) como também, se for o caso, filiais globais e locais, cooperativas, sindicatos e franquias.

A participação e colaboração devem ser amplas, desde a direção, passando-se pela gerência e administração e chegando-se ao operacional.  É necessária uma abordagem holística – Quais desafios colocar para os colaboradores?  Quais ideias podem estar sendo perdidas?  Como selecionar e desenvolver o portfólio de ideias?  Como elaborar os projetos transformando ideias em geração de valor – em inovação para a organização?

Neste contexto, as organizações podem usar a plataforma Uainov para trazer ordem para a complexidade da inovação. Ela auxilia na criação de um ambiente corporativo mais integrado e colaborativo. Provendo cooperação por meio de debates e discussões de novas ideias. Trata-se de um produto gratuito de abordagem única para apoiar a geração e execução de processos de inovação.

A Plataforma Uainov, em síntese, funciona da seguinte forma:

  1. A organização se cadastra na plataforma, que é em nuvem e não exige qualquer investimento adicional;
  2. Na seqüência podem ser cadastrados todos os colaboradores e convidados;  
  3. Lança-se um ou mais desafio de ideias;
  4. Estas são colocadas na plataforma e podem ser moderadas, curtidas e comentadas com foco na contribuição para o seu aperfeiçoamento;
  5. As melhores idéias são, então, selecionadas – podem ser premiadas – e associadas a um portfólio de projetos a serem priorizados e desenvolvidos pela organização;
  6. Os projetos priorizados são, então, implementados com foco em gerar valor para a organização, seja em um contexto de melhorias incrementais ou de inovação disruptiva.

O fato é que nós, da Plataforma Uainov, somos apaixonados pela inovação. Venha inovar com a gente, comece com www.uainov.com.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *