Hoje, a Google, ou Grupo Alphabet, move-se muito além da busca na Web. Ela está presente nas mais diversas áreas do conhecimento, desde telefones celulares, passando por tecnologias de inteligência e realidade virtual até chegar a veículos autônomos. Trata-se da organização mais valiosa do mundo.

Neste contexto, é interessante refletir como a Alphabet alcançou este foco na inovação e como replicar esta fórmula para outras organizações. Basicamente, tem-se uma abordagem fundamentada em princípios, um conjunto de padrões de conduta e engajamento presentes de forma explícita ou implícita formando o Mindset da organização (mentalidade que cada um dos gestores e colaboradores tem sobre sua contribuição à organização).
Estes princípios podem ser aplicados em grandes, médias e pequenas organizações (empresas, Ongs e Governos). Alguns deles são:

1. As inovações vêm de qualquer lugar

As ideias inovadoras podem vir de cima para baixo e de baixo para cima. Todo e qualquer gestor, colaborador, cidadão, usuário ou parceiro é um potencial gerador de ideias. Este é um dos conceitos centrais da Plataforma Uainov – geração de ideias para a inovação, a partir dos cidadãos e colaboradores.

2. Concentre-se no usuário

O dinheiro e o lucro devem ser uma preocupação secundária quando se pensa em inovação. Acima de tudo, as ideias devem ser direcionadas a atender as necessidades do usuário. Em longo prazo, a priorização na melhoria da experiência do usuário (seja ele cliente ou colaborador) atrai mais ideias que, geralmente, resultam em inovação e geração de valor.

3. Aponte para a excelência, pense grande

Além de definir metas para melhorar a uma taxa incremental, a inovação necessita também de objetivos superiores. É preciso pensar grande. Os próprios criadores da Google fizeram isto quando definiram que seu objetivo era organizar e disponibilizar a informação para todo o mundo. A abordagem deve ser de “Sonho Grande”, com desafios que se iniciam na participação e colaboração coletiva.

4. Aposte em informações técnicas

Toda organização tem seu próprio ponto de vista único e, para inovar efetivamente, é importante aproveitar este domínio único. São suas competências essenciais e tecnologias de domínio, que podem e devem ser potencializadas a partir da associação de ideias para a Inovação. Por exemplo, para seu veículo autônomo, a Google fez uso do Maps, Earth e Street View associando-os ao seu time de Inteligência artificial.

5. Feito é melhor do que perfeito – falhe rápido, e aprenda rápido.

Esperar a perfeição não é uma boa estratégia e as organizações devem, em vez disso, procurar fazer – falhar antecipadamente e muitas vezes. Os produtos podem ser melhorados com base, por exemplo, nas ideias e comentários de colaboradores e usuários. Uma versão melhorada do Google Chrome foi colocada no mercado a cada seis semanas desde o lançamento em 2006. O navegador agora é o navegador número um em muitos países. Embora seja verdade que nem todas as tentativas de inovação são bem sucedidas, também é verdade que nenhuma inovação acontecerá quando houver um estigma associado ao medo e ao fracasso.

6. Dê aos funcionários 20% de tempo.

Este é indiscutivelmente o mais famoso dos princípios da Google. Neste ambiente de trabalho, os engenheiros e gerentes de produtos podem reservar um dia por semana para trabalhar em uma ideia favorita. O princípio do tempo de 20 por cento produziu sucessos notáveis, como o Gmail e o AdSense. Quando os funcionários recebem um tempo para serem criativos, eles irão se esforçar. A Plataforma Uainov potencializa e flexibiliza este princípio.

7. Possua processos abertos e receptivos

A organização deve ser aberta e receptiva a ideias de fora do time. No caso da Google isso foi feito quando do lançamento da plataforma Android. Por causa da arquitetura aberta, desenvolvedores de todo o mundo conseguiram criar aplicativos para o produto. Hoje, mais de um bilhão de pessoas usam diariamente o Android.

8. Tenha uma missão que importa

As pessoas da organização dão o seu melhor no trabalho quando têm um forte senso de missão e propósito. Os colaboradores devem ser guiados pela crença de que seu trabalho tem um impacto positivo na sociedade. A cultura do relacionamento, engajamento, participação, colaboração, da excelência e da inovação são fatores fundamentais para o sucesso de toda a organização e para a geração de valor para a sociedade.

A adoção destes princípios pode a ajudará sua organização a se tornar mais inovadora. Com estes conceitos em mente, o desafio é criar processos associados à geração e gestão de ideias. Foi exatamente para isto que criamos a Plataforma Uainov. Sabemos que os colaboradores têm ótimas ideias e sua organização pode se beneficiar cada vez mais delas. Estamos aqui para ajudá-la na geração e gestão de ideias para o sucesso da inovação. Conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *